Viva a Música | Viva de música!
Se alguém me perguntar o que é música direi: Tudo!
Ouvi, esta semana, uma definição que se aplica exatamente ao que eu sinto em relação à música:
“Cada centavo investido em materiais para produzir música, são milhares de reais que deixarei de investir em medicação e consultas médicas” (Capitão Carlos)
Isso porque a música é capaz de alimentar a alma e produzir o aumento das substâncias como a dopamina, que é capaz de produzir a sensação de prazer.
Pesquisadores do Canadá descobriram que a dopamina está relacionada ao gosto ou repudio das pessoas por uma música. Trabalhos anteriores já sugeriam um papel para a dopamina --uma substância que age na comunicação das células do cérebro. Mas, nessa nova pesquisa, que mapeou o cérebro das pessoas enquanto elas ouviam música, os cientistas notaram que a substância está diretamente relacionada à sensação de prazer ao ouvir uma música. A dopamina ajuda a explicar porque a música é tão popular em diferentes culturas, de acordo com os autores do trabalho Robert Zatorre e Valorie Salimpoor, da Universidade McGill, em Montreal. O trabalho deles está na revista "Nature Neuroscience". È comprovado cientificamente que a música além de provocar momentos de distração, também é uma ótima ferramenta terapêutica no tratamento de doenças psiquiátricas e em milhares de enfermidades que o corpo humano produz.
![]() |
http://www.google.com.br/ |
Você já imaginou um mundo sem música? Um mundo sem graça é o que teríamos. Quem já não foi inspirado por uma música para iniciar um romance ou terminá – lo? Quem não já não esteve tão feliz que teve vontade de cantar? Ou tão triste que teve vontade de louvar?
Curtimos “fossa”, amamos e vivemos música. “Uma música desperta várias sensações, depende do ritmo e da história daquela música na vida da pessoa”, diz a acadêmica Janaína Aparecida Costa.
http://www.google.com.br/ |
Para André Cachoeira, acadêmico de administração, “a música traz uma sensação de paz, alegria e alívio. Gosto de escutar música quando estou bem e feliz.”
Evidencia - se cada vez mais a prescrição de uma prática entre os profissionais da saúde: A musicoterapia. Que não é mocinha não. A vovozinha já vem sendo aplicada há um bom tempo.
“Em1500 a .C, Papiros de Kahun, percebeu que a música trazia benefícios a mulheres grávidas e passou a usufruir dela, para ajudar durante a gestação. Mas, foi somente após a primeira guerra mundial, que as melodias passaram a ser utilizadas em hospitais como terapia para veteranos de batalhas. A partir de então, essa ciência não parou de evoluir.”Gabriel Ribeiro da Silva http://www.portaisdamoda.com.br/
“Em
Então viva a música!
Viva de bendita seja e viva de vá viver música.
1 comentários: